Embora já existisse há um par de anos, a Houseparty tornou-se verdadeiramente popular durante o período de confinamento da pandemia de COVID-19, apresentando-se como uma forma de fazer a “festa” em casa, mesmo estando longe dos amigos e família. Porém, a app de videochamadas tem os seus dias contados e vai ser fechada em breve.

Ainda em 2019, a Epic Games comprou a Houseparty, integrando-a no ano seguinte na experiência de jogo do Fortnite. Agora, os planos da dona do famoso battle royale são diferentes e, em comunicado, a empresa afirma que, uma vez que está a desenvolver outros projetos, não consegue dar à app nem à sua comunidade a atenção de que necessitam.

Assim, a Houseparty vai ser removida das lojas digitais de aplicações o mais prontamente possível. Já para os utilizadores que ainda a tenham instalada nos seus equipamentos, a aplicação continuará funcional até outubro, data em que será oficialmente fechada. O mesmo acontecerá à funcionalidade que integrava a Houseparty no Fortnite.

As videochamadas já chegaram ao Fortnite através da integração da aplicação Houseparty
As videochamadas já chegaram ao Fortnite através da integração da aplicação Houseparty
Ver artigo

Olhando para o futuro, a Epic Games indica que a equipa por trás da Houseparty vai dedicar-se a agora à construção de novas experiências de interação social no “metaverso” que pretende desenvolver, tendo mesmo angariado mil milhões de dólares numa ronda de financiamento para esse fi.

De acordo com o jornal The Washington Post, a Epic está a investir fortemente na criação do seu próprio “metaverso”, descrito por muitos, incluindo por Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, como uma materialização da Internet, com o mundo real e online a partilharem um mesmo espaço, suportada por tecnologias como realidade aumentada e virtual.