Durante a edição de 2020 do Facebook Connect, a empresa liderada por Mark Zuckerberg tinha já deixado bem claros os seus planos do contínuo desenvolvimento do Facebook Horizon, uma experiência social interativa num mundo em realidade virtual. Agora, a rede social revela uma nova versão da sua aplicação de VR, desta vez, destinada ao trabalho remoto.
Através da Horizon Workrooms, cuja versão beta aberta acaba de ser lançada, os utilizadores com headsets Oculus Quest 2 podem participar, como um avatar personalizável de si próprio, em salas de reunião virtuais.
Clique nas imagens para mais detalhes sobre a Horizon Workrooms do Facebook
De acordo com a empresa, a Horizon Workrooms apresenta-se como uma forma de fazer face a alguns dos desafios do teletrabalho sentidos por múltiplos colaboradores de empresas um pouco por todo o mundo, em particular, durante o período de maior confinamento da pandemia de COVID-19.
O Facebook explica que através da aplicação os utilizadores e os seus colegas de trabalho poderão trabalhar em conjunto onde quer que estejam: seja em modo avatar na sala em realidade virtual, ou então por videochamada.
Além de um espaço para reuniões, que contam com tecnologia de áudio espacial para uma maior imersão, as salas dispõem de quadros brancos virtuais, onde é possível, por exemplo, apontar as ideias mais importantes de uma reunião ou de uma sessão de brainstorming. Mas não é tudo: os utilizadores podem também tornar o seu espaço virtual mais “fiel” ao seu escritório na vida real.
Para a empresa lançamento da app surge como um passo a caminho do “metaverso, o”, um termo amplamente utilizado por Mark Zuckerberg nas últimas semanas e que poderá ser descrito como uma materialização da Internet, com o mundo real e online a partilharem um mesmo espaço.
Numa recente sessão de demonstração da Horizon Workrooms à imprensa internacional, Andrew Bosworth, vice-presidente do Facebook Reality Labs, afirmou que a mais recente criação dá já uma boa ideia de como é que a empresa concebe os elementos que vão compor o “metaverso”.
Para evitar “percalços” no que toca à privacidade e segurança dos utilizadores, algo que tem vindo a marcar a história da empresa, o Facebook afirma que a Horizon Workrooms não usará as conversas ou os materiais utilizados nas sessões para “alimentar” anúncios na rede social. As imagens e vídeos do ambiente que rodeia o utilizadores serão apenas processados localmente e o ecrã dos seus computadores só será partilhado com outras pessoas na sessão caso desejem.
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