
A Comissão Europeia avisou ontem que vai iniciar procedimentos legais para impedir a utilização da tecnologia Phorm no Reino Unido. O serviço de controle do comportamento dos utilizadores foi testado na rede de banda larga da British Telecom sem consentimento dos utilizadores e a Amazon é agora a primeira empresa a garantir que bloqueia os acessos desta tecnologia ao seu site.
A acção da Comissão Europeia seguiu-se a queixas de utilizadores depois do Phorm ter sido considerado como violador da privacidade dos utilizadores, já que intercepta dados sem o consentimento claro dos mesmos.
Viviane Reding, comissária europeia para a Sociedade da Informação, diz que a Comissão Europeia está a acompanhar o "caso Phorm" há algum tempo e concluiu que "há problemas na forma como o Reino Unido implementou partes das leis da UE sobre confidencialidade das comunicações".
A polémica já alertou muitas empresas e utilizadores e a Amazon foi das primeiras a garantir que não permite que o sistema faça uma análise das suas páginas para produzir anúncios focados nos interesses dos utilizadores, escreve a BBC.
O Open Rights Group tem vindo a defender que os principais sites bloqueiem o acesso do Phorm e no mês passado enviou cartas aos responsáveis pela privacidade na Amazon, eBay, Microsoft, Google e YouTube, Facebook e Yahoo, entre outros, a pedir que tomem medidas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários