O rumor confirmou-se e a Amazon lançou mesmo uma nova loja online de produtos baratos, ao estilo Temu e Shein, as duas lojas chinesas que têm agitado o comércio eletrónico a nível mundial.  A Amazon Haul só está disponível no telemóvel, através de uma app ou via browser, e a oferta é idêntica à das concorrentes chinesas, como muitas “pechinchas” em artigos para a casa, acessórios de moda, bijutaria, entre outras opções.

Os produtos listados estão assinalados com emojis quando o preço é realmente baixo e também há símbolos para indicar que são muito procurados e podem esgotar rapidamente. No site indica-se que é possível fazer compras para Portugal, mas testámos e não conseguimos. Há falhas na apresentação do preço dos produtos e ainda não era possível acrescentar produtos ao carrinho.

Nas experiências realizadas pelo site TechCrunch, foi possível encontrar capas para iPhone 16 Pro a 4,99 dólares, sacos para a roupa suja a 2,89 dólares, ou calças de golfe para homem a 16 dólares.

O lançamento da Amazon Haul foi assinalado pela Amazon com um texto no blog oficial da empresa. “Embora a Amazon continue a oferecer mais de 300 milhões de artigos com entrega rápida e gratuita para os membros Prime”, refere o texto. “Também ouvimos os clientes dizerem que, por vezes, gostariam de comprar produtos de preço ultra baixo, mesmo que alguns deles demorem entre uma a duas semanas a chegar”. É para responder a estes que chega a nova sub-loja, com expedições a partir da China, onde são fabricados os produtos que lá se vendem.

Como também lembra o TechCrunch, a decisão da Amazon, se por um lado parece uma resposta lógica a uma concorrência que seguramente tem feito moça ao gigante do comércio eletrónico, por outro acontece num momento estranho.

Donald Trump prepara-se para regressar à Casa Branca e durante a campanha eleitoral disse que pretende aumentar significativamente as taxas aos produtos importados da China, que podem vir a ter taxas de 60% se a promessa se cumprir.

A Temu e a Shine ganharam fama em todo o mundo pelos preços muito baixos dos produtos, mas é entre as camadas mais jovens que as lojas chinesas são mais populares. Os dados da Appfigures mostram que a Temu já é a app mais popular entre jovens dos 18 aos 24 anos nos Estados Unidos, com 42 milhões de downloads nessa faixa etária entre janeiro e outubro. Em Portugal é a terceira mais descarregada no Android, 5ª no iOS.