A Vodafone começa hoje a disponibilizar um novo serviço de alertas de aniversários, que tira partido da integração com o Facebook, permitindo aos clientes da operadora receber notificações no dia de anos dos seus contactos na rede social.

Os avisos são enviados através de SMS na manhã do dia de aniversário e o serviço pode ser activado por qualquer cliente da Vodafone com conta no Facebook.

O serviço, que a empresa afirma ser "pioneiro em Portugal", é gratuito até ao final de Fevereiro. Depois dessa data, cada SMS de alerta recebido passa a custar 10 cêntimos, esclarece a operadora em comunicado.

O lançamento surge na sequência da aposta que a operadora vem fazendo no desenvolvimento de serviços para as redes sociais e na "convergência entre o telemóvel e o computador", lê-se na nota à imprensa.

Recorde-se que a empresa já permitia, à semelhança de outras operadoras, a recepção de alertas do Facebook no telemóvel através de SMS, bem como a actualização de estado, publicação no mural ou partilha de fotos por esta via - que podem ser uma alternativa para quem não tenha um telefone com ligação à Internet.

Para activar a nova funcionalidade é preciso enviar um SMS (gratuito) para o número 12345 com o texto "ANIV" ou consultar os alertas no serviço Vodafone All Posts - um agregador de redes sociais disponível em telemóveis da operadora com acesso à Internet.