É uma das maiores redes sociais do mundo, ainda que esteja longe de nomes como Facebook e Twitter. O Pinterest conta com 70 milhões de utilizadores ativos, sendo que 85% são mulheres, de acordo com dados oficiais da empresa. Agora a plataforma online que rentabilizar o público fiel que foi reunindo desde 2010 ao lançar botões de compra.

Os botões vão surgir junto de artigos que compõe os quadros de cortiça dos utilizadores. Moda, decoração, arte e fotografia são algumas das áreas mais fortes dentro do Pinterest e até aqui só eram exploradas a nível financeiro através da promoção de públicações específicas.

A aposta séria no comércio eletrónico surge depois de estudos feitos pela empresa norte-americana terem mostrado que uma grande percentagem dos utilizadores - acima dos 80% - querem comprar na plataforma ou já adquiriram um produto por o terem visto no Pinterest.

Para já a opção de compra apenas vai estar disponível no iPhone e no iPad, quando chegar ao iOS no final do mês, enquanto a novidade para o Android deverá chegar ainda durante o verão, salienta o The Verge.

A entrada a sério no segmento do comércio eletrónico vai ser feita com a disponibilização do botão “Buy this” - compra isto em tradução livre - em dois milhões de artigos. O Pinterest conta com mil milhões de "quadros de cortiça" criados e que têm "afixados" 50 mil milhões de imagens.

Atualmente o Pinterest está avaliado em 11 mil milhões de dólares, mas dado o mais recente movimento da empresa o valor pode subir de forma rápida e significativa numa próxima ronda de investimento.