
"O CNCS foi informado às 11h30 de uma falha na rede elétrica nacional. Contactadas as entidades incumbentes apurou-se de que se trata de uma falha que afetou alguns países europeus", afirma a entidade.
"Estamos em contacto com as nossas congéneres nesses países e com as entidades relevantes nacionais. Não foram identificados até ao momento indícios que apontem para um ciberataque", realça.
O CNCS chama também a atenção "para a circulação de desinformação que ocorre nestas situações pelo que aconselhamos consulta ou a confirmação de informação junto de fontes fidedignas".
Note-se que o caso já tinha sido ao CNCS pela Sharing Analysis Community, o grupo que liga todos os fornecedores de energia em Portugal, avançou o Diário de Notícias.
Recorde-se que, ainda durante a manhã, em declarações à RTP 3, Manuel Castro Almeida, questionado sobre a possibilidade de se tratar de um ciberataque, respondeu que “há essa possibilidade, mas não está confirmada”.
“Há essa possibilidade, de facto”, referiu o ministro, salientando que tinha ainda pouca informação e que a que dispunha não era confirmada.
“Sei que abrange vários países da Europa - Portugal, Espanha, França e Alemanha e creio que também Marrocos”, referiu Castro Almeida, para quem em causa está uma “coisa em grande escala que, pela dimensão que tem, é compatível com um ciberataque”. “Mas é uma informação não confirmada”, reiterou.
Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 14h21)
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Garmin Connect+ traz novas funcionalidades e aposta na IA para personalizar os treinos -
Site do dia
Transforme as suas apresentações e dê mais vida às ideias com a Napkin -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários