Há mais uma aplicação portuguesa na App Store, útil para quem usa os autocarros e elétricos da Carris com frequência. A app, desenvolvida por João Nunes, utiliza o sistema de gestão de tempos de espera da Carris, que é atualizado em tempo real.



Esta informação, que também pode ser vista por quem está nas paragens de autocarro nos painéis de informação, permite saber quanto tempo falta para o próximo autocarro.



Nesta versão móvel, o utilizador não precisa de estar na paragem, passar pelo site da empresa ou subscrever o serviços de informação via SMS ou email, possibilidades que a Carris também dá a quem quer manter-se informado sobre os horários. Precisa de um equipamento Apple (a app só está disponível para iOS - iPhone, iPad e iPod Touch) e de uma ligação à Internet para "puxar" a informação pedida.



Além de permitir a consulta de tempos de espera para cada paragem, podendo exibir até 6 destinos por paragem no mesmo painel, a aplicação desenvolvida por João Nunes permite a quem a utiliza gravar paragens numa secção de favoritos e aceder de forma mais fácil àquelas que utiliza com mais frequência.



Com um preço de download de 0,79 euros, a app Transportes obriga o utilizador a introduzir o código de cada paragem para ter acesso à informação necessária. É uma limitação que a torna menos útil quando a intenção é saber o horário de uma carreira que se use menos, e não esteja "à mão" uma paragem de autocarro com a indicação ou o site da Carris, que tem uma lista de correspondências entre o número da paragem e o local da cidade.



É mais interessante para quem usa uma combinação regular de carreiras e mantenha esses dados registados nos favoritos, já que a partir daí basta clicar no registo para receber o horário do próximo transporte.



João Nunes ainda não está a trabalhar em versões da app agora lançada para outras plataformas, mas admite vir a desenvolver versões para Android e Windows Phone. Está no entanto a trabalhar em novas versões da app de Transportes e da app Registos, também disponível na loja de aplicações do iOS.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico





Nota de redação: Notícia atualizada com informação fornecida pelo autor da aplicação.




Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.