A Apple apresentou uma nova versão do software de música digital iTunes, disponível para computadores Windows e Macintosh, que possibilita aos utilizadores efectuarem o download de programas áudio, denominados podcasts. A próxima versão do serviço iTunes 4.9 permitirá que os utilizadores tenham acesso a mais de três mil podcasts e que recebam automaticamente nos seus computadores e respectivos iPods novas faixas de música, via Internet.

Os podcasts, ou arquivos de áudio e conteúdos como programas de rádio, começaram a ganhar popularidade no final de 2004 e podem funcionar em qualquer equipamento digital MP3. O novo software possibilita que os utilizadores criem e recarreguem os seus programas de áudio na Web, para posteriormente serem gravados em leitores multimédia.

Paralelamente, a fabricante afirmou que vai unificar as linhas iPod e iPod Photo, criando assim uma nova divisão de leitores de música de alta capacidade e resolução para a reprodução de imagens. Com a fusão das duas linhas, os habituais modelos de cor branca vão chegar ao mercado com ecrãs a cores para a visualização de fotos.

Adicionalmente, a Apple informou que nos Estados Unidos o modelo de 20 gigabytes, com capacidade de armazenamento até cinco mil músicas será vendido ao preço de 299 dólares e o modelo de 60 gigabytes, que guarda até 25 mil faixas, custará 399 dólares. Além disto, a empresa também reduziu o preço do iPod Shuffle para 129 dólares, quando o preçário estava tabelado nos 149 dólares.

Notícias Relacionadas:

2005-06-24 - iTunes celebra primeiro aniversário na Europa com 50 milhões de downloads

2005-02-18 - Mac mini, iPod Shuffle e iLife da Apple disponíveis no mercado português

2005-01-12 - Apple aposta em versões de preço reduzido de Mac e de iPod para fazer face à concorrência