Concebida para proteger informação através de encriptação ponto a ponto, o sistema Proteção de Dados Avançada (ou Advanced Data Protection, em inglês) da Apple afirma-se como o nível mais elevado de segurança na iCloud. No entanto, após enfrentar pressão por parte do governo, a gigante tecnológica desativou o sistema no Reino Unido.

Ainda no início de fevereiro, uma ordem do governo britânico, no âmbito da Investigatory Powers Act, exigia à empresa que criasse uma backdoor, isto é, uma porta de acesso para o sistema, que permitisse às autoridades aceder a dados na iCloud no contexto de investigações.

Anteriormente, a Apple já se tinha oposto à criação de uma backdoor no seu sistema de encriptação, defendendo que tal poderia abrir a porta à atuação de cibercriminosos.

Como avança a BBC, a empresa decidiu desativar o sistema por completo no país. Pelas 15h00 do dia 21 de fevereiro, os utilizadores que estavam a tentar ativar o sistema depararam-se com mensagens de erro.

Não há certezas quanto ao número total de utilizadores do sistema Proteção de Dados Avançada no Reino Unido desde que a Apple o ativou no país em 2022. Note-se que o sistema de Proteção de Dados Avançada é uma definição opcional para os utilizadores, como explica a Apple no seu website.

Quem já tinha o sistema ativado será depois notificado para o desativar, caso contrário, perderá acesso à sua conta na iCloud, noticia o The Washington Post.

Em comunicado à imprensa internacional, a Apple afirma que, “dado ao número crescente de fugas de dados de outras ameaças à privacidade”, está “profundamente desapontada” por não poder continuar a disponibilizar o sistema aos seus utilizadores no Reino Unido.

“A Apple mantém-se comprometida em oferecer aos utilizadores o mais alto nível de segurança para os seus dados pessoais e esperamos que, no futuro, o possamos fazer no Reino Unido”, indica a empresa. O Ministério do Interior do Reino Unido recusou-se a comentar o caso.