A Arsys.pt, empresa da área de registo de domínios e de alojamento Web, anunciou hoje o serviço de pré-registo do domínio Internet para o espaço europeu .eu. A empresa lançou ainda em parceria com a Fundação para a Computação Científica Nacional um guia prático sobre os domínios .pt e .eu que será distribuído gratuitamente.

O registo livre de domínios .eu estará em marcha no primeiro trimestre de 2006, depois das empresas e dos utilizadores terem acesso a um período de pré-registo por forma a garantirem os direitos de denominações existentes e evitarem a ciberocupação.

O domínio .eu passa agora a integrar o portfólio da Arsys.pt, que já permitia o registo de outros sufixos Internet, nomeadamente .pt, .com, .net, .org, .biz, .info, .name e .ws.

Em parceria com a FCCN, responsável pela gestão dos domínios Internet portugueses, a Arsys.pt disponibilizou ainda um guia informativo dividido em duas partes com o objectivo de fornecer informações práticas aos utilizadores sobre os domínios .pt e .eu.

Numa das partes do guia, os utilizadores têm acesso a explicações do registo de domínios .pt, incluindo o registo de caracteres multilingue, como certos acentos e a cedilha, que entraram recentemente em vigor. Na outra parte, a informação centra-se no domínio.eu, como uma nova extensão da Internet ao serviço das empresas, particulares e instituições da União Europeia.

O guia será distribuído gratuitamente pelos principais intervenientes da sociedade de conhecimento em Portugal, podendo ainda o utilizador fazer o download dos dois manuais integrados no guia no site da Arsys.

Actualmente, a Arsys Internet conta com mais de 100 mil clientes, 400 mil serviços e 200 mil domínios registados no mercado espanhol, estando ainda presente em França e Portugal. A empresa registou em 2004 uma facturação que excedeu os 23,5 milhões de euros.

Recorde-se que segundo as estatísticas da FCCN, existiam no final de Março 61,3 mil domínios portugueses registados, absorvendo o domínio .pt 78,2 por cento deste volume, enquanto o .com.pt atingia perto de 21 por cento e os restantes domínios disponíveis conquistavam apenas 467 registos.

Notícias Relacionadas:
2005-04-19 - FCCN alarga acordos com agentes de registo internacionais para domínios portugueses

2005-06-24 - Registo de domínios com caracteres especiais disponível a partir de 1 de Julho

2004-08-16 - Registos em .pt ultrapassam os 40 mil endereços