(Atualizada) O TeK sabe que há ainda alguns processos a decorrer, nomeadamente a formalização da integração na nova associação agora criada por parte dos associados, mas o assunto deverá estar finalizado em breve. O decreto-lei deverá ser publicado a breve prazo.

Os membros que vão constituir o DNS.pt são a Fundação para a Ciência e Tecnologia - que integrou a FCCN, antiga gestora do DNS.pt, que foi extinta -, a ACEPI e também a DECO.

As conversações decorreram na semana passada entre os associados que vão constituir a nova associação de direito privado e tudo indica que as operações poderão ter início no mês de maio ou junho, abrindo uma nova fase no percurso da gestão do domínio português que este ano assinala o 25º aniversário.

António Ferreira, presidente da comissão de hosting da ACEPI, confirma que o processo está a avançar e mostra satisfação pela solução encontrada, que está em linha com os modelos adotados noutros países. O gestor tinha adiantado ao TeK - quando se soube da extinção da FCCN - que a criação de uma associação independente era a melhor solução, e a ACEPI chegou a avançar com a proposta junto do Governo.

Mesmo assim, em fevereiro, quando o Governo comunicou a decisão de avançar com esta solução, ainda não havia uma definição da forma como seria implementada.

O TeK já contactou a atual responsável pela gestão do domínio .pt para obter mais informação, mas sem sucesso até à hora de publicação deste artigo.

António Ferreira admite que a expectativa com o novo modelo é elevada e que poderá ser benéfica para o crescimento do número de domínios em Portugal. O gestor lembra que a liberalização foi um sucesso, aumentando bastante o volume de domínios registados, e acredita que existem condições (até porque a associação não tem fins lucrativos) para reduzir o preço dos domínios, o que espera venha a acontecer ainda em 2014.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.