A Microsoft conseguiu parar o ataque Internet iniciado no final da semana passada, encerrando o servidor russo que originava o código malicioso, informou a partir do seu site. O Download.Ject - nome como ficou conhecido - aproveitava-se de uma vulnerabilidade do Internet Explorer, o que levou algumas entidades de segurança a recomendarem aos utilizadores a mudança de navegador Web.



Aparentemente o encerramento do site Russo permitiu ultrapassar, para já, os problemas de segurança, segundo garante a própria Microsoft, apoiada por empresas como a Symantec. Os especialistas em sistemas anti-vírus recomendam porém que os internautas semantenham atentos, já que os hackers estão a utilizar cada vez mais este tipo de ataque como uma forma de ultrapassar as defesas das redes e infectar computadores empresariais e pessoais.


Durante o fim-de-semana, várias empresas ligadas à área da segurança informática indicavam que, ao contrário do que tem acontecido, o ataque conhecido como Download.Ject não se baseava na disseminação por email. Propagava-se simplesmente com a visita a sites infectados que redireccionavam para o servidor russo, que, por sua vez, descarregava para o PC do utilizador um Cavalo de Tróia - software que é usado de forma não autorizada por terceiros para controlar esses mesmos computadores.



"Os fornecedores de acesso à Internet e as autoridades, conjuntamente com a Microsoft, identificaram o ponto de origem do ataque na Rússia e encerraram-no na quinta-feira à noite", indicava a empresa de Bill Gates em comunicado, garantindo que os utilizadores do seu browser já não correm risco de serem atacados pelo Download.Ject.



Apesar de considerar que o ataque não teve um impacto muito forte entre os consumidores, a Microsoft convida os mesmos a reportarem os casos às autoridades se acharem que as suas máquinas foram afectadas, aconselhando também a visita ao seu site http://www.microsoft.com/protect.



Esta última vulnerabilidade do Internet Explorer já levou o CERT (Computer Emergency Readiness Team) a emitir um comunicado a partir do seu site onde sugere aos internautas que abandonem aquela aplicação da Microsoft e adoptem um outros browser.



Notícias Relacionadas:

2004-02-17 - Exploit no Internet Explorer já estava corrigido pela Microsoft


2003-08-21 - Microsoft alerta para três falhas críticas no Internet Explorer e Windows