Os números do mais recente relatório trimestral da Akamai registam um aumento, durante o último trimestre, de 69% nos ataques através de aplicações web em relação ao ano anterior.

O estudo observa que os ciberataques com origem nos EUA aumentaram 217% em relação ao período homólogo e que, em relação ao trimestre anterior, verificou-se um aumento de 48%.

tek tecnologia

No que diz respeito aos ataques DDoS houve um aumento de 13% no número médio de ataques por cada alvo (36) e, face ao mesmo trimestre de 2016, o relatório indica um aumento de 8% no número de ataques DDoS.

Também os ataques de injeção SQL aumentaram 62% em relação o ano anterior e aumentaram 19% desde o último trimestre.

Talvez o mais alarmante do relatório seja o aviso de possíveis ameaças em grande escala de botnets da IoT, como o ataque Mirai, no ano passado.

Na verdade, o Mirai, um worm que procura tomar controlo sobre dispositivos com o sistema operativo Linux e depois, através de uma rede de "computadores zombificados", dissemina software malicioso, ainda está operacional, segundo o estudo.

O Mirai foi responsável pelo maior ataque observado no terceiro trimestre de 2017, chegando em 109GBps, o que, juntamente com a crescente presença do malware WireX, que ataca e toma controlo de dispositivos com Android, pode significar que um novo ataque de botnet em larga escala não está muito longe.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.