Os números do mais recente relatório trimestral da Akamai registam um aumento, durante o último trimestre, de 69% nos ataques através de aplicações web em relação ao ano anterior.
O estudo observa que os ciberataques com origem nos EUA aumentaram 217% em relação ao período homólogo e que, em relação ao trimestre anterior, verificou-se um aumento de 48%.
No que diz respeito aos ataques DDoS houve um aumento de 13% no número médio de ataques por cada alvo (36) e, face ao mesmo trimestre de 2016, o relatório indica um aumento de 8% no número de ataques DDoS.
Também os ataques de injeção SQL aumentaram 62% em relação o ano anterior e aumentaram 19% desde o último trimestre.
Talvez o mais alarmante do relatório seja o aviso de possíveis ameaças em grande escala de botnets da IoT, como o ataque Mirai, no ano passado.
Na verdade, o Mirai, um worm que procura tomar controlo sobre dispositivos com o sistema operativo Linux e depois, através de uma rede de "computadores zombificados", dissemina software malicioso, ainda está operacional, segundo o estudo.
O Mirai foi responsável pelo maior ataque observado no terceiro trimestre de 2017, chegando em 109GBps, o que, juntamente com a crescente presença do malware WireX, que ataca e toma controlo de dispositivos com Android, pode significar que um novo ataque de botnet em larga escala não está muito longe.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários