Novos dados da Kaspersky revelam que, em comparação com o terceiro trimestre de 2020, o número de ataques DDoS (Distributed Denial of Service) registou um aumento de quase 24%. Já o número de ataques DDoS “inteligentes”, mais sofisticados e direcionados e podem ser utilizados para perturbar serviços, tornar certos recursos inacessíveis ou para extorquir dinheiro, aumentou 31% no terceiro trimestre de 2021.

Os investigadores indicam que houve também um aumento face ao trimestre anterior. A maior percentagem de recursos atacados, 40,8%, atingiu os Estados Unidos, seguindo-se Hong Kong e China. Além disso, durante o mês de agosto, a Kaspersky detetou um número recorde de 8.825 ataques DDoS num só dia.

Clique nas imagens para mais detalhes

Os especialistas detalham que alguns dos ataques em larga escala registados no último trimestre envolveram uma botnet chamada Mēris, capaz de enviar um elevado número de pedidos por segundo e que foi detetada em incidentes que tiveram como alvo duas publicações online de cibersegurança, a Krebs on Security, do conhecido jornalista Brian Krebs, e a InfoSecurity Magazine

Entre as tendências verificadas ao longo do terceiro trimestre deste ano destacam-se uma série de ataques com motivações políticas na Europa e na Ásia e contra criadores de videojogos. Os cibercriminosos levaram também a cabo operações para impactar recursos de combate à pandemia em vários países, registando-se ataques contra fornecedores de telecomunicações no Canadá, nos EUA e no Reino Unido.

Durante o período em análise, os investigadores detetaram também um ataque de DDoS sofisticado e invulgar contra uma universidade, que durou vários dias e onde os atacantes tentaram aceder a contas online de candidatos, vetor de ataque que colocou o serviço totalmente indisponível.

Segundo Alexander Gutnikov, especialista em segurança da Kaspersky citado em comunicado, a empresa de cibersegurança tem visto nos últimos anos uma competição por recursos entre, por um lado, grupos de cibercriminosos especializados em ataques cripto, e por outro, atacantes que se dedicam a ataques DDoS.

"Enquanto anteriormente víamos um declínio nos ataques de DDoS à medida que as criptomoedas ganhavam valor, agora estamos a assistir a uma redistribuição de recursos. Os recursos de DDoS são procurados e os ataques são rentáveis. Esperamos ver o número de ataques DDoS a aumentar no quarto trimestre, especialmente porque, historicamente, os têm sido particularmente elevados no final do ano", afirma o especialista.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.