A Check Point alerta para novas burlas divulgadas no Facebook. Começou com o “Acabou de morrer num acidente”, mas existe outra tendência na rede social que surgiu nos Estados Unidos. Os cibercriminosos estão a criar grupos falsos onde é prometida a transmissão online de serviços fúnebres de amigos e familiares das vítimas.
Segundo a KrebsonSecurity, estas burlas afetam as pessoas de luto, sendo-lhes pedidos informações sobre o cartão de crédito para aceder à suposta transmissão em direto através de links, apercebendo-se, tarde de mais, que foram vítimas de uma burla.
Os investigadores fizeram uma pesquisa no Facebook com palavras-chave contendo “funeral” e “stream”, revelando diversas páginas de grupo na rede social, entre funerais que já decorreram e outros a serem realizados. Os grupos têm fotografias das supostas pessoas falecidas, apontando os utilizadores para websites onde é suposto ser transmitido o funeral. Para assistir, esses utilizadores têm de introduzir informações do cartão de crédito, onde até são pedidas doações em nome dos falecidos.
Ainda não se sabe quantos utilizadores caíram na burla, mas os investigadores notaram grupos com utilizadores registados que são familiares dos falecidos, o que leva a concluir que terão feito o registo necessário para entrar.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Câmara Osmo Action 5 Pro da DJI tem novo sensor, mais autonomia e ecrãs maiores -
App do dia
Whee: uma nova rede social tipo Instagram criada pela equipa do TikTok -
Site do dia
Markable é um motor de pesquisa desenhado para marcadores de endereços de internet -
How to TEK
Descubra mais informação sobre uma imagem através do Google Lens
Comentários