O projeto consiste em colocar na estratosfera, a 20 mil metros do solo - a uma altura duas vezes acima da dos aviões e dos fenómenos meteorológicos - uma série de balões com antenas que, levados pelas correntes de ar, flutuam ao redor da Terra. Em baixo são colocadas outras antenas que "comunicam" com aquelas instaladas nos balões, para gerar acesso à Internet.
Segundo avança a imprensa brasileira, os balões da Google serão lançados nos céus de Campo Maior na próxima semana, primeiramente com o objetivo de assegurar a ligação de uma das unidades escolares do município à grande rede.
A confirmar-se o lançamento, a região será a primeira no Brasil e uma das primeiras do mundo a estrear o programa da Google.
O projeto começou, oficialmente, em junho de 2013 com uma experiência piloto na Nova Zelândia, onde um pequeno grupo de pioneiros do projeto testou a tecnologia.
Com o Loon a Google quer levar Internet gratuita a regiões de difícil acesso, uma altura em que duas em cada três pessoas no mundo está privada desse acesso, algo que pode "mudar vidas em áreas como educação, saúde e agricultura, entre muitas outras", sublinha a empresa no site do projeto.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Sweekar quer ser um Tamagotchi para os tempos modernos (com IA incluída) -
App do dia
Acompanhe satélites, planetas e fenómenos espaciais com a AstroAlert -
Site do dia
#PressPlayTogether incentiva pais e filhos a jogar em conjunto com mais responsabilidade e segurança -
How to TEK
Tem iPhone atualizado com o iOS 26? Saiba como tirar partido das novas ferramentas das mensagens
Comentários