O Banco de Portugal prepara para o início de 2003 o lançamento do BPnet, um portal electrónico com o qual pretende tornar a comunicação com o sistema financeiro e instituições e organismos públicos mais facilitada.
O novo serviço não tem qualquer fim lucrativo e permitirá reduzir os custos da troca de informação entre o Banco de Portugal e as entidades aderentes, refere o Banco de Portugal em comunicado.
"O BPnet baseia-se nos mais recentes padrões da Internet e tornará mais fácil a troca segura de correspondência com o Banco de Portugal (BP) e o acesso online aos respectivos serviços", garante a instituição.
Entre os possíveis interessados em associar-se ao novo portal estão as instituições de crédito, sociedades financeiras, sociedades gestoras de participações sociais sujeitas à supervisão do Banco de Portugal e sucursais em Portugal de instituições de crédito, de instituições financeiras e de empresas de investimento, com sede no estrangeiro, para além de entidades, públicas ou privadas, sujeitas ao cumprimento de deveres legais e regulamentares de comunicação e de informação perante o Banco de Portugal.
Numa primeira fase, o BPnet apresentará áreas de negócio relacionadas com Responsabilidades de crédito, Restrição de uso de cheques, Mercados monetários, Supervisão e sistemas de pagamentos. Posteriormente, prevê-se a disponibilização de um conjunto mais vasto de serviços, dos quais se destacam os das áreas de Estatística e de Emissão e Tesouraria, refere-se em comunicado.
Notícias Relacionadas:
2002-09-10 - Banca online é séria ameaça à indústria bancária tradicional
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários