A campanha foi lançada ontem, 15 de julho, e vai decorer até ao início de setembro, focando a mensagem no alerta aos pais sobre a importância de ensinar aos filhos a identificar os perigos de uma utilização incorreta da Internet.
Segundo o Fórum Interbancário para a Segurança Online, criado no âmbito da APB, esta utilização pode repercutir-se em acessos indevidos às contas bancárias.

Entre os conselhos que são deixados aos utilizadores para aumentarem a segurança na navegação online estão a não identificação e fornecimento de dados pessoais, como o nome completo, morada ou telefones, mas também o aviso de que os jogos online podem ser utilizados como uma via para obter passwords e informações pessoais.

Em período de férias, a associação avisa também que é preciso cuidados redobrados no acesso à Internet através de smartphones e tablets, nomeadamente através da proteção com uma password.

A APB recomenda ainda a instalação de aplicações apenas de fornecedores fiáveis, como a App Store, Google Play, WindowsPhone Store, BlackBerry World ou Nokia store, confirmando os níveis de permissão solicitados.

Em relação ao uso da Internet recomenda-se que sejam criadas regras e definidos limites, implementando restrições que impeçam os mais novos de instalar ou executar programas sem o conhecimento dos pais. A instalação de um antivírus e a atualização dos sistema operativo e das aplicações estão também na lista.

No acesso a redes wireless o conselho passa por aceder apenas em redes conhecidas, evitando clicar em links e fazer download de aplicações de fontes desconhecidas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico