O número de utilizadores de acessos à Internet por banda larga no conjunto de países que compõem a OCDE aumentou dos 136 milhões para os 158 milhões, entre Junho e Dezembro de 2005. O crescimento colocou a taxa de penetração da tecnologia nos 13,6 subscritores por 100 habitantes. O DSL continua a ser a plataforma de acesso preferida, só ultrapassada pelo cabo em dois países, o Canadá e os Estados Unidos.
A Islândia liderava a tabela de 30 países com uma taxa de penetração de 26,7 por cento, seguida da Coreia e da Holanda, com respectivamente taxas de penetração de 25, 4 e 25,3 por cento. O relatório da OCDE revela que o mercado da banda larga na Coreia está numa nova fase de desenvolvimento onde os subscritores mudam de plataformas, tentando aumentar a sua largura de banda. Por isso, as ligações de banda larga em fibra óptica cresceram mais de 52 por cento durante o ano passado.
Portugal surge num modesto 21º lugar na tabela, abaixo da média da OCDE, quando existiam 11,5 habitantes em 100 a subscreverem serviços de banda larga, traduzidos num total de 1,212 milhões de subscritores, mostra o relatório.
Os dados para Portugal estão em linha com outros divulgados recentemente pela Associação Europeia de Telecomunicações (ECTA) e pela Anacom (ver Notícias relacionadas), com ambas a colocarem o número total de subscritores acima dos 1,1 milhões, no final do terceiro trimestre de 2005.
Islândia, Finlândia, Holanda e Austrália registaram os maiores crescimentos per-capita, com cada um dos países a somar mais de seis subscritores por 100 habitantes durante 2005.
Entre os dados relativos ao ano passado, a OCDE destaca ainda o facto de o Japão liderar em FTTP, com 4,6 milhões de subscritores em fibra, valor que sozinho ultrapassa o número total de utilizadores de banda larga em 21 dos 30 países analisados.
Com 49 milhões, os Estados Unidos são o país da OCDE com maior número de subscritores de banda larga, representativo de 31 por cento de todas as ligações.
No que diz respeito às tecnologias de acesso, o DSL lidera na OCDE, com 62 por cento, enquanto o cabo recolhia 31 por cento das preferências entre os utilizadores. A Dezembro de 2005 outras tecnologias, como o satélite, a fibra ou a linha fixa, somavam apenas sete por cento das subscrições.
Notícias Relacionadas:
2006-04-06 - Mais de 40% dos cidadãos europeus usa a Internet pelo menos uma vez por semana
2006-03-08 - Análise da ECTA confirma atraso na banda larga em Portugal
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Rumores sobre robot da Apple ganham nova dimensão. Será este o seu próximo ajudante doméstico? -
App do dia
LOK Digital tem quebra-cabeças com palavras misteriosas que vão desafiar a sua mente -
Site do dia
Quem quer ser um Eco-Embaixador e criar um ambiente livre de químicos perigosos? -
How to TEK
Como repor os valores de fábrica de um smartphone?
Comentários