O Banco Espírito Santo está a disponibilizar a toda a base de clientes de home banking um sistema de autenticação forte que consiste na combinação dos normais elementos de autenticação, como user e password, com códigos gerados em tempo real a partir de dispositivos externos ao computador. Este código é gerado no momento da operação e só pode ser utilizado naquela sessão e para a operação em curso.



Denominada Segurança Adicional, a solução obriga à confirmação de operações extra-patrimoniais através da introdução de um código descartável de seis dígitos, gerado em tempo real, e que será enviado para o telemóvel do cliente através de uma mensagem SMS.



Aqui reside a diferença face a um outro sistema que está a ser testado por um grupo de entidades bancárias em parceria com a SIBS, que aposta igualmente nos códigos gerados em tempo real, mas que estarão disponíveis em cartões adquiridos previamente pelos clientes (ver Notícias Relacionadas). Recorde-se que o BES abandonou este grupo de trabalho.



A activação da funcionalidade Segurança Adicional no BESnet é opcional e a sua utilização é totalmente gratuita. O sistema de validação de operações através de códigos enviados por SMS foi desenvolvido inicialmente para as empresas, estando disponível, a título opcional, no BESnet Negócios desde 2001.



Nota de redacção: [11-11-2005 13:50] Em reacção às notícias publicadas pelo TeK, o BES fez-nos chegar um comunicado onde refere que não abandonou o Grupo de Trabalho que, no âmbito da SIBS, estuda uma solução de autenticação forte para Internet Banking. "O BES tem sido um membro activo deste grupo desde a sua criação, participando em todas as reuniões de trabalho realizadas", refere. Admite, contudo, ter decidido não participar na fase de piloto da solução, mas considera que "nada pode ser inferido em relação à sua futura adopção ou não".



Notícias Relacionadas:

2005-11-09 - Roll out da nova plataforma de autenticação para o homebanking deve avançar até Março


2005-07-12 - SIBS vai avançar com plataforma de autenticação forte para homebanking