A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos lançou ontem uma campanha para angariar fundos para criar uma Biblioteca Digital Mundial. A iniciativa conta já com 2,5 milhões de euros do Google mas está aberta a outras contribuições públicas ou privadas.

James H. Billington, bibliotecário do Congresso americano, revelou que se pretende atrair fundos privados para desenvolver projectos bilingues, incluindo obras únicas, com o apoio das bibliotecas de vários países, nomeadamente China, Índia e países muçulmanos.

A Biblioteca Digital Mundial irá digitalizar obras culturais de todos os países, incluindo os materiais multimédia, tornando os documentos e colecções acessíveis a qualquer pessoa. O projecto tem ainda por objectivo preservar o registo dos livros americanos, assim como a documentação dos países envolvidos neste projecto.

A Biblioteca do Congresso conta para já com a colaboração do Google no desenvolvimento de modelos de indexação de obras digitais e na disponibilização de equipamento para computadores.

Esta iniciativa vai de encontro a outros serviços disponibilizados pela Biblioteca do Congresso que começou por lançar o American Memory Project. Este serviço digitalizou mais de 10 milhões de itens de documentos americanos, incluindo manuscritos, mapas, gravações audiovisuais, cartoons, caricaturas, fotografias documentais, música e alguns livros históricos.

O Global Gateway foi o segundo serviço disponibilizado há cinco anos pela Biblioteca do Congresso que conta com a colaboração de cinco bibliotecas nacionais europeias e do Brasil.

A Open Content Alliance do Yahoo, o serviço de digitalização de livros da Microsoft e o Google Print são exemplos de outros serviços de digitalização de livros concorrentes da Biblioteca Digital Mundial.

Notícias Relacionadas:
2005-10-03 - Yahoo prepara projecto de digitalização de livros concorrente ao do Google

2005-09-30 - Comissão Europeia propõe estratégia concertada para digitalização de conteúdos das bibliotecas

2005-04-29 - Chefes de Estado solicitam à UE criação de uma Biblioteca Digital Europeia