A China vai começar a substituir os bilhetes de identidade nacionais por cartões de identificação electrónicos a partir de 2004, de acordo com o noticiado pela CNET Asia.




Transportados por 960 milhões de cidadãos chineses, os novos BIs digitais irão incorporar um microship onde é guardada a informação pessoal do indivíduo que pode ser consultada e comparada com as bases de dados mantidas pelas autoridades locais.




Com os testes a decorrerem durante 2004, a maioria dos cidadãos chineses poderá contar receber os novos cartões electrónicos de identificação a partir de 2005. No ano a seguir deverão circular cerca de 800 milhões de BIs digitais em todo o país.




O plano de substituição massiva agora noticiado foi mantido sob um véu de secretismo durante algum tempo, com muito pouco debate público.




A adopção de sistemas inteligentes de identificação tem sido considerada por outros países, como os Estados Unidos e o Reino Unido, mas a ideia encontra oposição entre aqueles que consideram que os cartões de identificação resultantes infringem os direitos humanos e a privacidade individual.





Notícias Relacionadas:

2002-08-12 - Japoneses protestam contra novo sistema nacional de identificação

2002-08-08 - Japão implementa rede nacional de identificação

2002-07-29 - Pentágono inclui informação biométrica em cartões de identificação militar