Esta semana os consumidores estão a ser bombardeados com anúncios da Black Friday e promoções mais ou menos fantásticas com descontos, pacotes e crédito em cartões de clientes, mesmo a tempo de antecipar o Natal. A tradição norte americana chegou em força a Portugal e os portugueses aderiram de forma convicta. Mas os alertas para evitar as fraudes multiplicam-se, assim como as recomendações para evitar endividamento. E os avisos para se proteger dos cibercriminosos.
“A Black Friday é, sem dúvida, um dos melhores momentos do ano para comprar. Não só por decorrer no final do mês de novembro – altura em que os portugueses começam as compras de Natal –, mas também por permitir adquirir produtos que, normalmente, têm um preço mais elevado (como eletrodomésticos, computadores ou telemóveis) a preços bastante convidativos”, reconhece Josué Almeida, Responsável de Marketing do KuantoKusta, em entrevista ao SAPO TEK.
Ainda assim, as falsas promoções, nas quais alguns anunciantes aproveitam criar a ilusão de um desconto, aumentando preços nos dias anteriores e regressando neste dia ao preço original, são um risco. Para além de permitir a pesquisa de preços em mais de 500 lojas de forma imediata, o KuantoKusta tem online uma ferramenta que pode ser usada para identificar estas situações, e que faz o histórico de preços.
Aqui é possível ver a evolução de preços de um produto nos últimos 90 dias, verificando se a promoção é realmente um bom negócio.
Os utilizadores podem ainda usar a funcionalidade de alerta de preços, que emite um aviso quando o produto que desejam atinge o preço pretendido e que está disponível para mais de 1 milhão de produtos listados no site.
“Neste dia, o KuantoKusta quer, acima de tudo, facilitar o processo de compra a todos os portugueses, disponibilizando uma ferramenta online grátis, agregadora, e que pode ser utilizada de forma rápida, cómoda e com acesso direto às promoções que podem ocorrer em mais de 1 milhão de produtos de 500 lojas”, explica Josué Almeida.
O KuantoKusta sugere também que os consumidores preparem uma lista antecipada de compras desejadas, evitando assim as compras por impulso.
A Black Friday é o dia de maior pico de acessos ao KuantoKusta e no ano passado registou mais de 200 mil acessos em apenas 24 horas, sendo os eletrodomésticos (22%), a informática (19%) e os telemóveis (16%) as principais pesquisas. Pelas contas da empresa, estas pesquisas traduziram-se em traduziu em transações de quase 2 milhões de euros para as lojas parceiras da plataforma, um aumento de 61% face a 2015.
Evitar o endividamento
O pico de compras registadas na Black Friday está também muito associado ao crédito, e ao aumento das compras online. A Intrum Justitia diz que no ano passado 37% dos portugueses usaram o cartão de crédito muitas vezes para fazer compras online e 51% dizem que a facilidade de comprar online os levou a adquirir mais.
A consultora de serviços de gestão de crédito e cobranças deixa por isso algumas recomendações a seguir para evitar dificuldades financeiras:
- Estabelecer prioridades: recomendando que se faça uma pesquisa produto a produto para encontrar os verdadeiros descontos e considerando as reais necessidades antes de optar pela compra.
- Comparar: Para evitar as falsas promoções, em que os comerciantes sobem preços alguns dias antes para depois simular uma descida.
- Os descontos continuam: a consultora lembra que há mais oportunidades de promoções, nomeadamente com a Cyber Monday que se assinala logo na segunda feira seguinte.
- Conservar o talão de compra: tome conta das condições de devolução dos produtos de cada loja e saiba como se faz a devolução do valor da compra em caso de devolução do produto. É essencial também para reclamar de uma falsa promoção.
- Analisar o financiamento: Nestas datas muitos estabelecimentos oferecem créditos para as compras, facilitando o consumo mas vale a pena avaliar as condições e as alternativas.
A DECO tem também uma ferramenta de comparação de preços para evitar as falsas promoções que regista a existência de mudanças em produtos nas lojas online ao longo dos últimos dias, para aconselhar ou não a compra, através de um sistema de cores.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dezenas de jogos anunciados nos The Game Awards: Produtora de The Last of Us tem novo título e há mais Elden Ring -
Site do dia
Daily Tally quer ajudá-lo a ouvir o inconsciente e a controlar o seu destino -
App do dia
Eggy Party é um battle royale bem-disposto e colorido -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários