
Já partiu para o segundo ano de vida a loja de aplicações da RIM que criou um local único de acesso às aplicações para os smartphones da marca, comercializados com a marca BlackBerry. Um ano depois do arranque a loja conta com cerca de 6 mil aplicações disponíveis. Está acessível em 46 países, Portugal incluído, e é alimentada por 200 mil programadores, um pouco por todo o mundo.
Embora com uma base de 36 milhões de utilizadores registados na loja, a RIM não tem conseguido angariar para este mercado online taxas de crescimento como as registadas em plataformas para sistemas concorrentes, como o iPhone ou o Android.
A loja que alimenta o smartphone da Apple foi a primeira a chegar ao mercado e é também sem dúvida a que regista maior sucesso, com mais de 100 mil aplicações disponíveis, entre ofertas pagas e gratuitas.
O Android Market, que dá suporte ao sistema operativo para dispositivos móveis desenvolvido pela Google, também se destaca pelo crescimento acelerado e rapidamente se assumiu como a segunda maior loja de aplicações móveis, contando actualmente com perto de 40 mil aplicações disponíveis, jogos incluidos.
Na App World têm destaque aplicações como o BlackBerry Messenger, Facebook ou Poynt. Uma tendência que segue em linha com a registada nas plataformas concorrentes, onde as aplicações de carácter social assumem relevo nas preferências dos utilizadores.
Embora o Blackberry seja uma marca com fortes ligações ao mercado profissional é também de destacar o elevado peso dos jogos no seu mercado virtual de aplicações. Em seis mil aplicações, 1243 são jogos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Garmin Connect+ traz novas funcionalidades e aposta na IA para personalizar os treinos -
Site do dia
Transforme as suas apresentações e dê mais vida às ideias com a Napkin -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários