Já partiu para o segundo ano de vida a loja de aplicações da RIM que criou um local único de acesso às aplicações para os smartphones da marca, comercializados com a marca BlackBerry. Um ano depois do arranque a loja conta com cerca de 6 mil aplicações disponíveis. Está acessível em 46 países, Portugal incluído, e é alimentada por 200 mil programadores, um pouco por todo o mundo.


Embora com uma base de 36 milhões de utilizadores registados na loja, a RIM não tem conseguido angariar para este mercado online taxas de crescimento como as registadas em plataformas para sistemas concorrentes, como o iPhone ou o Android.


A loja que alimenta o smartphone da Apple foi a primeira a chegar ao mercado e é também sem dúvida a que regista maior sucesso, com mais de 100 mil aplicações disponíveis, entre ofertas pagas e gratuitas.


O Android Market, que dá suporte ao sistema operativo para dispositivos móveis desenvolvido pela Google, também se destaca pelo crescimento acelerado e rapidamente se assumiu como a segunda maior loja de aplicações móveis, contando actualmente com perto de 40 mil aplicações disponíveis, jogos incluidos.


Na App World têm destaque aplicações como o BlackBerry Messenger, Facebook ou Poynt. Uma tendência que segue em linha com a registada nas plataformas concorrentes, onde as aplicações de carácter social assumem relevo nas preferências dos utilizadores.



Embora o Blackberry seja uma marca com fortes ligações ao mercado profissional é também de destacar o elevado peso dos jogos no seu mercado virtual de aplicações. Em seis mil aplicações, 1243 são jogos.