A Gartner prevê que a criação de blogs poderá atingir o topo da popularidade em 2007. A consultora estima que no final do primeiro semestre do próximo ano existam 100 milhões de páginas deste género e que, a partir dessa data, os números comecem a descer.



Para Daryl Plummer, analista da empresa, a explicação para este decréscimo está relacionado com a diminuição da adesão das pessoas e o desinteresse que estas manifestam na actualização das páginas. Plummer refere que "a maioria das pessoas que queria ter um blog já o criou e os que mantêm o compromisso de actualizar os conteúdos, fazem-no. Os que se desinteressaram simplesmente abandonaram as suas páginas".



Os números confirmam as tendências e mostram que 200 milhões de utilizadores já abandonaram de vez a blogosfera.



Em Novembro a Technoratti contabilizou a criação de 100 mil novos blogs por dia. A actualização dos conteúdos fixava-se nos 1,3 milhões de posts. A empresa analisa 57 milhões de blogs, 55 por cento dos quais "activos" e com actualizações, pelo menos, de três em três meses.



A Gartner publicou ainda outras estimativas para o sector informático até ao final da década, entre as quais, que o preço médio de aquisição de um PC irá diminuir em 50 por cento.

Notícias Relacionadas:

2006-02-09 - Número de blogs duplica a cada seis meses

2006-03-31 - Dois terços dos utilizadores de Internet portugueses acedem a blogs