O Ministério da Justiça do Brasil confirmou, esta segunda-feira, que multou o Facebook em 6,6 milhões de reais (1,46 milhões de euros). A coima foi aplicada por partilha indevida de dados dos utilizadores.
O departamento de defesa do consumidor avançou que 443 mil utilizadores foram visados num caso que resultou na partilha de dados com os programadores de uma app chamada "thisisyourdigitallife". Em comunicado, o governo escreve que os dados foram partilhados por razões questionáveis.
O Facebook foi abordado pela Reuters para comentar o caso, mas não endereçou qualquer resposta à agência noticiosa até à hora do fecho desta notícia. Note que a rede social tem 10 dias para recorrer desta decisão legal.
O ministério justifica a decisão com a alegação de que o Facebook não forneceu informação adequada aos utilizadores acerca das definições de privacidade relativas aos "dados dos amigos" e "dos amigos de amigos".
A investigação que culminou na aplicação desta multa foi iniciada em 2018 na sequência do escândalo de privacidade que envolveu a consultora Cambridge Analytica.
Em destaque
-
Multimédia
IRON é (mesmo) um robot humanoide ou um humano disfarçado? Xpeng tira a limpo as dúvidas -
Site do dia
Faça a edição de ficheiros PDF gratuitamente online no website Sedja -
App do dia
North War: Island Defense 3D desafia à construção de um exército e recuperar o reino perdido -
How to TEK
Organize as suas reuniões e videochamadas através do agendamento no WhatsApp
Comentários