E se tivesse sido um dos “sortudos” a investir em bitcoins na altura em que a moeda digital apareceu e ainda valia pouco, porque havia mais desconfianças do que certezas sobre o tema…já pensou nisso? James Howells, um britânico de 39 anos foi um desses visionários, há quase duas décadas comprou 8 mil bitcoins, que na altura valiam cerca de 4 milhões de libras, e que hoje valem cerca de 570 milhões (o equivalente a 682 milhões de euros).
É caso para dizer que foi o investimento de uma vida, ou não, porque o homem não consegue chegar à chave que abre a porta do seu cofre dourado, que é como quem diz, à chave digital que permite aceder às moedas que tem guardadas e manipulá-las. Esta chave é única, pessoal e intransmissível - não há reset possível.
A chave está guardada num disco rígido que há muito tirou do computador, numa altura em que fez uma atualização de hardware à máquina. Depois disso ainda deixou a componente em casa durante algum tempo, numa gaveta da secretária, mas diz que em 2013, por engano, deitou-a fora.
Seguindo o rasto ao tratamento de resíduos na região onde reside, em Newport, James identificou o aterro sanitário para onde terá ido o disco. Desde então tem andado numa luta sem grandes resultados com a autarquia, para conseguir uma autorização para escavações no aterro. As autoridades da cidade têm negado o pedido, alegando que os termos da licença de exploração do local não o permite e sublinhando o impacto ambiental que esse tipo de operação teria.
Para tentar contornar a decisão, o homem já se dispôs a dar 25% do valor na carteira de bitcoins à autarquia, montante que seria aplicado a projetos locais. Entretanto, reduziu a oferta para 10% e decidiu recorrer à justiça. No mês passado anunciou que está a processar as autoridades da cidade por danos e pede uma indemnização de 495,314,800 libras (592,5 milhões de euros), segundo a BBC, um dos meios que divulgou a história, já explorada por quase todos os meios de comunicação do país.
Segundo o “lesado”, a cidade está a apropriar-se de bens que são sua propriedade, sem lhe dar opção de tentar recuperá-los. Um porta-voz da autarquia já disse que o caso não tem mérito e que não há planos para mudar de decisão nem receio de que o caso siga para a justiça.
Se ainda assim for conseguida uma ordem judicial para escavar o aterro à procura da chave para a fortuna virtual de James Howells, a tarefa de procurar um disco rígido num aterro com 1,4 milhões de toneladas de resíduos não será fácil, embora o homem diga que já foram feitos cálculos que permitiram reduzir a área de pesquisa a 100.000 toneladas de resíduos.
Esta segunda-feira cada bitcoin vale um pouco mais de 82 mil euros, mas as últimas semanas têm sido de escalada para o valor da moeda digital mais valiosa, sobretudo depois da nomeação de Trump para a Casa Branca, que traz uma perspetiva de regulação mais branda para o sector. Na semana passada, cada Bitcoin chegou a valer, pela primeira vez na história, mais de 90 mil dólares.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários