O Fundo “Conectar a Banda larga na Europa” será uma plataforma de investimentos alimentada por verbas públicas e privadas e que pretende desenvolver a rede de banda larga no bloco europeu, nomeadamente em zonas onde a qualidade destas infraestruturas – a existirem – estão aquém do desejado.

Este fundo já estava contemplado no plano estratégico da Comissão Europeia para a capacitação de um Mercado Único Digital forte, publicado em setembro. No documento, o Executivo de Bruxelas previa o lançamento da plataforma de investimento até ao final deste ano.

A Comissão explica que o desenvolvimento das capacidades digitais dos países europeus é essencial para concretizar as iniciativas europeias afetas à Sociedade e Economia Digitais.

Uma parcela de 500 milhões de euros do fundo deve ser concedida por investidores públicos e privados, dos quais fazem parte o Banco Europeu de Investimento e a Comissão Europeia. Uns adicionais 100 milhões serão “injetados” pela CE através do Connecting Europe Facility, um instrumento promotor dos investimentos em redes digitais transeuropeias.

No que toca à vertente operacional do Fundo, o que se pretende é financiar anualmente entre sete e 12 projetos de banda larga de 2017 a 2021. Os investimentos serão aplicados a iniciativas com um custo máximo de 150 milhões de euros.

Nos próximos cinco anos, Bruxelas quer investir no desenvolvimento das infraestruturas de banda larga de 20 países da União Europeia.

O arranque deste fundo está previsto para meados de 2017. Contudo, o anúncio formal da Cube Infrastructure Managers como a entidade gestora do fundo deve acontecer antes, no início do próximo ano.

Vale a pena recordar que a União Europeia planeia levar Wi-Fi gratuita de alta velocidade a todos os espaços públicos das cidades do continente até ao final da década, através da iniciativa WiFi4EU, o que implica um esforço financeiro de 120 milhões de euros para a implementação de infraestruturas de internet sem fios.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.