A funcionar desde novembro em 10 municípios, o projeto Cadastro Simplificado de prédios rústicos e mistos soma até à data "mais de 7.100 pedidos de agendamento", que se estima corresponderem a "cerca de 16 mil prédios".

Projeto de Cadastro Simplificado de prédios rústicos e mistos avança em 10 municípios
Projeto de Cadastro Simplificado de prédios rústicos e mistos avança em 10 municípios
Ver artigo

De acordo com o revelado, esta quarta-feira, pelo Ministério da Justiça à Lusa, a implementação do Sistema de Informação Cadastral Simplificada está dentro das expectativas e projeções criadas, na maioria dos concelhos, nomeadamente da região do Pinhal Interior, onde a procura está a ser muito elevada. Neste momento, existem vários municípios com as agendas preenchidas até aos meses do verão, acrescentou.

São 10 os municípios que integram o projeto-piloto do cadastro: Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Penela, Sertã, Caminha, Alfândega da Fé e Proença-a-Nova.

"Até ao momento foram feitos 4.296 processos de representação gráfica georreferenciada que correspondem a um total de 4.386 matrizes", avançou fonte do Ministério da Justiça, no âmbito dos dois meses de implementação do projeto-piloto do cadastro.

Na fase inicial do projeto, cerca de 86,4% do total da área física dos dez municípios não estava registada no Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), já que foram contabilizados apenas 256.618 registos, representando um total de área registada de 337 quilómetros quadrados (Km2).