Foram mais de 300 as empresas e instituições de todo o mundo que se associaram à 1ª Campanha Mundial de Segurança na Internet, organizada pela Associação de Internautas espanhola e pela Panda Software sob o mote "Limpar o Planeta de Vírus, segundo um balanço recente. Face aos bons resultados obtidos, a iniciativa deverá ser prolongada até ao próximo mês de Setembro, adiantou ao TeK Nuno Reis, da Euro Carisma, representante da Panda Software em Portugal, quando mediante o previsto deveria terminar a 31 deste mês.



Iniciada a 17 de Junho último, esta Campanha Mundial de Segurança Internet assenta estruturalmente num site, disponível a partir do endereço www.worldwidesecure.org, onde os utilizadores podem encontrar informação e soluções gratuitas para proteger os seus computadores de diferentes ameaças Internet, como vírus, spam ou spyware.



A iniciativa foi lançada nos oito idiomas mais falados em todo o mundo, incluindo o português, uma área onde persistem alguns problemas que deverão ser saldados durante a próxima semana, garantiu Nuno Reis ao TeK. Actualmente, o site em português está acessível, mas a informação disponibilizada ainda não está totalmente traduzida.



Os dados de balanço agora divulgados indicam que, desde o lançamento da iniciativa, internautas de mais de 100 países geraram 27 milhões de page views no acesso a uma das oito versões do portal para aproveitar a oportunidade de limpar, gratuitamente, as suas máquinas de vírus através das várias soluções disponibilizadas.



A Espanha lidera a lista de países cujo site registou mais visitas (19,27%), seguida dos Estados Unidos (13,19%), Brasil (6,65%), Uruguai (6,63%), México (5,27%), Reino Unido (5,22%), Argentina (4,7%), Austrália (2,24%), Chile (2,23%), Canadá (1,87%), Finlândia (1,76%), Perú (1,76%) e França (1,75%). Não foram indicados dados de visitas relativamente a Portugal.



A solução de maior sucesso entre as facultadas aos milhares de utilizadores que acederam, neste espaço de tempo, aos sites www.worldwidesecure.org para proteger os seus computadores das ameaças via Internet foi a Panda ActiveScan Pro. Mapa de Vírus e Soluções foram as secções que geraram mais interesse.



Impulsionada através da rede internacional de filiais da Panda Software, a Campanha conta com o apoio de empresas e instituições de diferentes partes do mundo, entre elas a ZDNET India, a Câmara Nacional de Comércio chilena, o portal de emprego norte-americano Monster, a Microsoft Venezuela, entre outros.



Em Portugal a iniciativa é apoiada por vários patrocinadores, onde se incluem a Netcabo, o Clix e a Oni. Na área da distribuição destaca-se a Solbi e na área de Comunicação Social a BIT, a PCMais e o site ABC da Tecnologia.



Nota de Redacção: [15:44] O artigo foi actualizado com informação sobre os patrocinadores da iniciativa a nível nacional.



Notícias Relacionadas:

2004-06-21 - Panda cria campanha de consciencialização online para banir vírus da Internet