O prazo para a entrega de candidaturas para o Ensino Superior termina hoje para os alunos que se querem candidatar à primeira fase, mas os números registados até ao momento estão abaixo dos valores apurados no ano passado.

As candidaturas registam-se este ano apenas através da Internet, numa estreia fase ao método tradicional de utilização de formulários em papel.

A Direção Geral do Ensino Superior mantém online uma estatística que mostra que, até ao dia de ontem, tinham apresentado candidatura no site 44.347 estudantes, menos cerca de oito mil que no ano passado e um número que fica ainda longe das 53.500 vagas disponíveis.

O número de candidaturas entregues ontem foi o mais elevado desde o início do processo e é possível que hoje sejam entregues ainda alguns milhares de candidaturas.

[caption]Nome imagem[/caption]

No ano passado foram abertas 53.410 vagas na primeira fase, tendo sido entregues 52.183 candidaturas de estudantes, embora só 45.598 ficassem colocados na primeira fase.

Este ano apenas o portal da Direção Geral do Ensino Superior recebe candidaturas, dispensando formulários em papel, sendo necessário que os jovens interessados possuam uma senha de acesso, que podia ser solicitada desde Fevereiro.

O site disponibiliza um "guia da candidatura" e respostas a "perguntas frequentes", que podem ajudar a ultrapassar dúvidas existentes no processo.

Depois de terminada a primeira fase de candidaturas tem início a 19 de Setembro a segunda fase, que se prolonga até ao final desse mês. A terceira fase decorre entre 6 e 14 de Outubro.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico