O Centro de Engenharia de Reabilitação em Tecnologias de Informação e Comunicação (CERTIC) da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) está a preparar uma proposta de linhas orientadoras para um plano nacional que pretende fomentar a utilização das TIC junto da população idosa.



Algumas das áreas deste plano nacional de gerontotecnologia poderão passar pela promoção da participação social através da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); o design (GerontoDesign), usabilidade e acessibilidade de tecnologias e serviços; a criação de conteúdos e aplicações informáticas; o acesso à Internet e a tele-serviços; a atribuição de ajudas técnicas; a implementação do Programa Nacional para a Saúde das Pessoas Idosas; a melhoria da qualidade das respostas sociais do Estado e das Instituições de apoio a idosos; a formação em Tecnologias de Informação de idosos e dos prestadores de cuidados a esta população, bem como a monitorização e divulgação de boas práticas nacionais e internacionais.



Este programa de incentivo ao uso das tecnologias entre os idosos estará concluído até ao final do primeiro trimestre de 2006, esperando-se que o Governo o aprove ainda na primeira metade do próximo ano, refere o CERTIC num comunicado enviado à imprensa.



A ideia para o Plano Nacional de Gerontotecnologia surgiu num workshop realizado na UTAD no final do passado mês de Novembro com o objectivo de preparar um contributo nacional para a iniciativa europeia sobre Sociedade de Informação i2010 na vertente da Inclusão Social. Este evento teve o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que deu também aval ao lançamento de um fórum recentemente criado na Internet para colaborar na definição na implementação deste programa.



A organização e dinamização do fórum está a cargo do CERTIC em articulação com a unidade ACESSO da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento. As instituições e pessoas interessadas nesta iniciativa poderão associar-se ao fórum a partir do sítio Web www.acessibilidade.net.



Notícias Relacionadas:

2005-02-24 - CERTIC conduz estudos para promover Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade em Portugal

2004-09-20 - CERTIC quer analisar grau de implementação do plano nacional de acessibilidade