Acessibilidade, educação no uso da Internet, IPv6, nativos digitais, identidade digital e governação da Internet são as linhas de acção, para os próximos dois anos, do recém-formado ISOC Portugal Chapter.

A ideia de constituir um chapter português da Internet Society (ISOC), uma organização sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento de uma Internet aberta e à promoção da sua utilização em todo o mundo, surgiu há algum tempo atrás, mas só agora, com a realização da assembleia geral para eleição dos órgãos sociais e definição das linhas de acção, estão concluídos todos os procedimentos formais da sua criação.

"Fui um dos membros pioneer do ISOC, em 1992 numa conferência em Copenhaga, e já tinha por várias vezes considerado criar um chapter português, mas só no ano passado avancei, com um conjunto de pessoas, para a sua concretização", adiantou Pedro Veiga, professor universitário e presidente da FCCN, ao TeK, quando foi anunciada a constituição do grupo.

O ISOC Portugal Chapter pretende desenvolver um conjunto de actividades e iniciativas relacionadas com o desenvolvimento do acesso à Internet no país em termos de cobertura geográfica, custo e de utilização do dividendo digital, estudando também questões relacionadas com os Nativos Digitais e a Identidade Digital.

No arranque da sua actividade, o grupo deixa o convite "a toda a comunidade nacional interessada em matérias relativas ao desenvolvimento harmonioso, aberto, seguro e não discriminatório da Internet a aderir e participar activamente nos trabalhos a desenvolver no próximo triénio".