A OpenAI lançou a sua já anunciada loja de aplicações. A GPT Store vai agregar versões customizadas do ChatGPT para diferentes funções, baseadas nos modelos de IA da empresa GPT4 e DALL-E-3.

É uma plataforma ao estilo das lojas de aplicações para smartphones. Está disponível só para quem usa a versão paga dos serviços da OpenAI e pode ser acedida a partir de um novo separador dedicado.

Os chatbots disponíveis foram criados por parceiros e pela comunidade de programadores com acesso ao software. A OpenAI revelou que, desde que disponibilizou as ferramentas para a criação de GPTs personalizados, foram criados mais de 3 milhões. Não se sabe quantos vão estar disponíveis na nova loja.

OpenAI GPTs: Agora pode criar uma versão personalizada do ChatGPT para tudo o que necessitar
OpenAI GPTs: Agora pode criar uma versão personalizada do ChatGPT para tudo o que necessitar
Ver artigo

A oferta da loja está organizada por categorias como lifestyle, educação, programação ou pesquisa, mas a OpenAI pretende também passar a dar destaque semanal a algumas das opções disponíveis, para ajudar a conduzir os utilizadores para as propostas mais interessantes.

Nesta fase de lançamento da loja, há já GPTs para facilitar diferentes tarefas, como a criação de conteúdos na aplicação Canvas ou de código na Khan Academy, um dos exemplos deixados pela própria OpenAI na nota de divulgação.

GPT Store
créditos: OpenAI

A criação de novos GPTs não exige grandes conhecimentos técnicos, os programadores precisam de indicar os recursos que querem ver no chatbot e o GPT Builder ajuda a compilar esses recursos, treinados em função do tipo de conhecimento que a aplicação precisará de ter.

A loja da OpenAI foi anunciada durante a conferência de programadores da empresa no ano passado e esteve para ser lançada em novembro. A agitação dos meses do fim do ano, altura em que o CEO Sam Altman saiu e voltou a entrar na companhia, terá influenciado o reagendamento do lançamento.

Prometido ainda para o primeiro trimestre deste ano, na GPT Store, está o lançamento de um programa de partilha de receitas, que vai recompensar os criadores que conseguirem atrair mais interesse para os seus GPTs.