Os sites de jogos para crianças são um alvo cada vez mais usado nas estratégias cibercriminosas. O aviso é da Avast que diz ter encontrado malware em mais de 60 endereços do género, nos últimos 30 dias.

As crianças são vistas como vítimas mais fáceis de enganar por prestarem menos atenção aos links em que clicam, logo melhores "portas de entrada" para a instalação de software malicioso nos computadores dos pais.

Os sites em causa oferecem, na maior parte das vezes, mini-jogos, muitos deles baseados em Flash. Um dos géneros mais comuns são as aplicações que permitem vestir diferentes personagens, bastante populares entre as meninas.

Entre os sites analisados pela Avast, só o endereço cutearcade.com terá gerado mais de 12.600 relatórios de infeção durante a última semana.

Neste caso, um Cavalo de Tróia redirecionava os utilizadores para o linuxstabs.com, um conhecido ponto de distribuição de malware , relata a BBC.

A empresa de segurança acredita que a maior parte dos sites infetados são serviços legítimos vítimas de hackers, e não foram deliberadamente criados para espalhar software malicioso. A maior parte já existe há meses ou mesmo anos, nota a Avast, e só agora é que começaram a ser detetadas as ameaças.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé