Para muitos cibercriminosos, as estreias de novos filmes são uma boa forma de se aproveitarem dos internautas mais incautos. O novo filme de James Bond “Sem Tempo Para Morrer”, a última missão de Daniel Craig no seu papel do famoso espião, não foge à regra e os especialistas da Kaspersky detetaram atividade criminosa relacionada com o filme, especialmente antes da sua estreia oficial.

Os investigadores da empresa de cibersegurança analisaram anexos fraudulentos que se faziam passar pelo novo filme da saga, assim como páginas web de phishing relacionadas com o universo do cinema: tudo com o objetivo de perceber como é que os cibercriminosos estão a tentar tirar proveito do interesse dos espectadores.

A análise dá a conhecer que houve utilizadores que, ao tentarem descarregar aquilo que parecia o novo filme de James Bond, acabaram por infetar os seus equipamentos com malware. De acordo com os especialistas, o número de lesados foi reduzido, mas durante a análise foi possível detetar ciberameaças particularmente perigosas, entre trojans, trojans-PSW e até ransomware.

Os especialistas da Kaspersky também descobriram múltiplos websites de phishing criados para roubar os dados bancários dos espectadores. Os utilizadores visitavam a página web, na esperança de ver o filme “Sem Tempo para Morrer” e, após assistirem aos primeiros minutos, era-lhes exigido que se registassem para continuarem a assistir.

Cibercriminosos aproveitam o novo filme de James Bond para lançar esquemas fraudulentos online
Exemplo de página web de phishing. créditos: Kaspersky

Durante o processo, era pedido aos utilizadores que colocassem os dados do seu cartão de crédito. Mesmo completando o registo, no momento em que o dinheiro já tinha sido carregado e os dados já estavam do lado dos cibercriminosos, o utilizador continuava sem poder assistir ao resto do filme.

“As diferentes fontes de entretenimento, incluindo os filmes, sempre foram uma escolha aliciante para os cibercriminosos, no momento de disseminarem as suas ameaças e páginas de phishing”, afirma Tatyana Shcherbakova, especialista em segurança da Kaspersky.

“É inevitável que uma estreia tão aguardada como «Sem Tempo para Morrer» crie uma grande agitação no seu público. Os espectadores ansiavam de tal forma ver o filme, que fez com que descurassem as medidas de segurança online. Os utilizadores têm que estar atentos às páginas que visitam, evitar descarregar ficheiros da web não verificados e estar atentos e precavidos no momento de partilhar informação pessoal”, sublinha.

Para evitar cair na "armadilha" dos cibercriminosos, a Kaspersky recomenda verificar sempre a autenticidade dos websites antes de introduzir dados pessoais e utilizar apenas páginas oficiais para ver filmes, séries e espetáculos.

Deve também prestar atenção às extensões dos ficheiros que está a descarregar: um ficheiro de vídeo nunca terá uma extensão como .exe ou .msi. Evite também links que prometem a visualização antecipada de conteúdos e proteja sempre os seus equipamentos com uma solução de segurança fiável.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.