Às 13 horas (hora de Lisboa) a transmissão online começa e a partir daí será possível a qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, acompanhar o procedimento que vai servir para remover tecidos cancerígenos num paciente. Duas câmaras 360º, equipadas com várias lentes, vão filmar toda a atividade na sala de operações, criando conteúdos 3D.  

A operação terá lugar no Royal London Hospital, em Londres, e a sua transmissão em direto é uma inovação que pretende explorar o potencial de um conjunto de tecnologias, que ajudam a levar o conteúdo ali registado para plataformas de realidade virtual e dar a quem vive a experiência por essa via, a sensação de que está fisicamente ao lado do médico.

O médico que vai realizar o procedimento chama-se Shafi Ahmed, um veterano neste tipo de cirurgias, que realiza pela segunda vez uma experiência deste género. Em 2014 já tinha feito uma cirurgia usando tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada. Nessa altura o médico, que defende a utilização da tecnologia como ferramenta de aprendizagem, usou uns Google Glass.

Quem tiver uns Google Cardboard, uns Samsung Gear VR ou outro dispositivo de realidade virtual pode acompanhar a experiência e tirar partido de todos os detalhes. Só precisa de descarregar uma aplicação a partir da loja do Android ou da App Store, consoante o smartphone de apoio. Quem não puder desfrutar da experiência nestas condições pode ainda assim acompanha-la online, a partir do site da Medical Realities.   

 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.