O relatório do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, que levantou suspeitas sobre a atividade dos funcionários deu o mote a um inquérito-crime instaurado pelo Ministério Público, onde se indicia o crime de sabotagem informática agravada.



O crime é punível com uma pena de prisão até cinco anos, uma pena pode ser agravada para 10 anos, quando o dano causado pelo crime é "consideravelmente elevado" e quando a "perturbação causada atingir de forma grave ou duradoura um sistema informático que apoie uma atividade destinada a assegurar funções sociais críticas", determina a legislação.



Os dois homens, que pertencem aos quadros da Polícia Judiciária, mas que estiveram a trabalhar no CITIUS no âmbito de uma comissão de serviço, foram ontem ouvidos na condição de arguidos, adiantou à Lusa a advogada de defesa, Isabel Duarte.



Hugo Tavares e Paulo Queirós prestaram declarações ao Ministério Público por iniciativa própria e como reação à forma negativa como têm sido "publicamente tratados".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.