A Anthropic anunciou que o seu chatbot Claude vai passar a ter a capacidade de terminar conversas, quando deteta pedidos abusivos. A funcionalidade é suportada pelos modelos Claude Opus 4 e 4.1 e a empresa assegura que a maioria dos utilizadores nem vão perceber que existe, porque está limitada a situações muito concretas.
A opção será ativada apenas em “casos raros e extremos de interações persistentemente prejudiciais ou abusivas por parte dos utilizadores”, como refere uma nota publicada no site da Anthropic.
Na mesma nota, a Anthropic concretiza explicando que cabem neste padrão de casos raros e extremos “pedidos de utilizadores relacionados com conteúdo sexual que envolva menores ou tentativas de solicitar informações que possibilitem violência em grande escala ou atos de terrorismo”.
O fim abrupto de uma conversa será ativado como um “último recurso, quando várias tentativas de redirecionamento falharem e a esperança de uma interação produtiva se esgotar”. A ideia não é evitar conversas polémicas, garante-se, mas acrescentar aos modelos recursos para tentar evitar que sejam manipulados para uma utilização que vai além de fins legítimos.
Quando o fim de uma conversa for desencadeado por este tipo de situações, o utilizador fica privado de enviar novas mensagens naquela conversa, mantendo apenas a possibilidade de editar mensagens anteriores e alterar o rumo do diálogo.
Se não o fizer, não terá a possibilidade de continuar a interagir com o assistente naquele mesmo diálogo, mas pode iniciar uma nova conversa logo em seguida.
Este novo recurso foi desenvolvido no âmbito de um programa de investigação da startup de inteligência artificial generativa sobre o bem-estar nos ambientes de IA. A empresa incentiva os utilizadores a partilharem feedback se forem confrontados com uma decisão de encerramento de conversa por parte do chatbot e frisa que ainda está a testar a funcionalidade.
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi termina 2025 com marco histórico de mais de 400.000 carros entregues -
App do dia
OmniTools: Uma caixa de ferramentas digitais sempre à mão -
Site do dia
EmuOS: A máquina do tempo que transforma o seu browser no Windows antigo (do 3.1 ao ME) -
How to TEK
Copilot Vision funciona como um segundo par de "olhos" enquanto navega online. Saiba como usar no Edge
Comentários