O Portal do Cliente Bancário vai passar a publicar online a lista de todas as comissões cobradas pelas instituições de crédito. Depósitos, cartões, transferências ou operações de crédito, entre outros, serão alguns dos procedimentos visados no novo preçário.

A futura funcionalidade é dada a conhecer através de um aviso publicado na homepage do site gerido pelo Banco de Portugal, que informa acerca da colocação em consulta pública da nova iniciativa regulamentar "que reforça os deveres de informação das instituições de crédito na divulgação ao público das comissões e taxas de juro que praticam na contratação de produtos e serviços, vulgarmente conhecida como preçário", refere-se.

Mediante as novas regras, as instituições de crédito vão passar a ter de apresentar ao Banco de Portugal o valor máximo de todas as comissões praticadas nas operações bancárias, principais despesas cobradas, taxas de juro de referência e, ainda, informação complementar sobre datas-valor e de disponibilização de montantes creditados em contas de depósito, convenções subjacentes ao cálculo de juros e aos arredondamentos. Esta informação será depois publicada online.

O preçário abrange todo o leque de operações que integram a actividade das instituições de crédito, designadamente os empréstimos à habitação e ao consumo, os produtos de poupança, a utilização de cheques e de cartões, o processamento de transferências e débitos directos e restantes serviços de pagamento.