Faz esta segunda-feira 25 anos que o principal domínio da Internet conheceu a sua primeira aplicação. Embora se saiba que o primeiro ".com" foi atribuído à Symbolics, há quem diga que de início a intenção era criar o nome de domínio ".cor", de "corporation", mas na versão final apresentada surgiu o popular ".com", para "company".

Inicialmente a adesão ao sufixo não foi tão rápida como se possa pensar. Nas pegadas da dona do primeiro domínio, só aderiram ao .com outras cinco empresas. Isto porque a Internet na altura se "fazia", essencialmente, das instituições militares, de ensino e do Governo.

Passados dois anos e meio, havia menos de 100 registos na rede, mas algumas das gigantes da informática, como a Intel, a AT&T e a IBM, já tinham o seu endereço .com.

O arranque provava-se lento, mas se em 1992 havia cerca de 15 mil domínios .com registados, cinco anos depois era ultrapassada a marca de um milhão, para nos dois anos seguintes terem sido criados 20 milhões de endereços com tal terminação.

Em Dezembro de 2009, de acordo com a VeriSign - empresa que gere o registo de domínios em .com -, existiam perto de 200 milhões de endereços Internet registados no mundo, mais de 80 milhões dos quais com o sufixo ".com". Além dos milhões de sites activos, de salientar os cerca de 113 milhões que terão aparecido e desaparecido nos últimos 25 anos.