Até 31 de Janeiro de 2002 está aberto um concurso europeu para a apresentação de propostas que visem o desenvolvimento de acções destinadas a promover uma utilização de Internet mais segura pelos cidadãos da União Europeia. O concurso foi aberto a 1 de Novembro pela Comissão Europeia dentro do âmbito da Direcção Geral da Sociedade da Informação.



Os países indicados em comunicado como mais adequados para a instalação de linhas de apoio são a Finlândia, Grécia, Itália, Luxemburgo e Portugal e o valor orçamentado para esta nova fase de projectos é de 4,2 milhões de euros (cerca de 842 mil contos).



Os projectos entregues estarão em avaliação até 31 de Janeiro e integram-se na iniciativa mais lata denominada Safer Internet Action Plan, que está em curso desde 1999 e tem um orçamento global de 25 milhões de euros (mais de 5 milhões de contos).



No seguimento desta iniciativa a Comissão aprovou já 19 projectos que estão em funcionamento, 5 dos quais destinados à criação de redes europeias de linhas de apoio aos utilizadores, 9 destinados a promover uma maior percepção da utilização segura da Internet e outros 5 a trabalhar no desenvolvimento de sistemas de classificação e filtragem de conteúdos na Net.

Notícias Relacionadas:

2001-10-11 - Acesso à Internet aumenta nas escolas da União Europeia

2001-05-21 - CE lança site para uma "Internet mais segura"

2001-01-31 - CE com novas medidas de combate à cibercriminalidade