A Comissão Europeia considerou hoje que é necessário começar a transformar os princípios acordados na Cimeira Mundial da Sociedade da Informação em acções concretas, que contribuam para diminuir o fosso digital entre países desenvolvidos e países pobres.



Numa comunicação publicada no site oficial, a Comissão avança com um conjunto de prioridades e propostas de acção, conformes à declaração de Genebra que resultou da primeira fase da Cimeira decorrida no ano passado e que pretende ver reforçadas na segunda fase do encontro, marcado para Novembro de 2005 na Tunísia.



O documento refere a importância de focalizar o próximo encontro na criação de um "ambiente político favorável ao florescimento de iniciativas chave no âmbito da Sociedade da Informação", materializadas em aplicações na área do governo electrónico, saúde electrónica e elearning, que deverão ocupar um lugar central nos esforços de investigação.



A CE considera que os participantes na Cimeira Mundial, organizada pelas Nações Unidas, deverão concentrar-se num número reduzido de prioridades chave, o que facilitará a sua materialização. As propostas apresentadas tocam assim três áreas chave, definidas como prioritárias: criar um ambiente baseado em eEstratégias, apoiadas por um ambiente regulatório que fomente a competitividade e os investimentos em inovação; concentrar esforças nas aplicações electrónicas de negócio, saúde, educação, governo e dirigir atenção especial à dimensão de investigação da Sociedade da Informação.



A concluir o órgão executivo da União Europeia lembra ainda o trabalho iniciado em Genebra relativamente à gestão da Internet e às medidas de financiamento que reduzam o fosso digital precisa de ser concluído. Relativamente a estes aspectos, sublinha a importância de um consenso que permita avançar para questões mais concretas.



Notícias Relacionadas:

2003-12-12 - Declaração de princípios une países presentes na Cimeira da SI

2003-12-10 - Cimeira Mundial da Sociedade Informação discute fosso digital sem autorizar fundos especiais

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.