Aceder a motores de pesquisa faz parte do vasto conjunto de atividades que os internautas fazem online. Dados de um novo estudo da Google revelam que 85% dos inquiridos em Portugal usa este tipo de ferramenta diariamente, com 43% a acederem numa frequência de uma a cinco vezes por dia e 28% a recorrerem a motores de busca mais de 10 vezes.

Mas como é que pesquisam os portugueses? O estudo dá a conhecer que 58% dos utilizadores portugueses não conhecem truques para optimizar a sua pesquisa e que 48% afirmam que gostariam de saber como tornar as suas pesquisas online mais eficientes.

Olhando para os utilizadores que já conhecem alguns truques, 77% indicam que costumam pesquisar por categorias e 39% recorrem a aspas para filtrarem os resultados. Por outro lado, apenas 11% recorrem à utilização de um hífen para eliminar palavras que não são relevantes na pesquisa e 4% procuram por sinónimos através de um til.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre como pesquisam os portugueses

Há gerações que parecem estar mais à vontade em matéria de pesquisas online. De acordo com os dados, Baby Boomers são a geração que mais desconhece dicas de otimização (72%), seguindo-se a Geração X (61%). Já a Geração Z e os Millennials demonstram mais conhecimento, com 58% e 57% a revelarem que sabem como otimizar a sua pesquisa, respetivamente.

No que toca aos equipamentos mais usados para fazer pesquisas online, 59% dos inquiridos preferem o computador. Por contraste, apenas 33% tem uma preferência por dispositivos mobile. A maioria das mulheres recorre mais ao mobile (53%) e a maior parte dos homens (60%) usa mais o computador.

Neste indicador existem diferenças entre gerações. Por um lado, 60% da Geração Z e dos Millennials preferem pesquisar no telemóvel. Por outro, 64% dos Baby Boomers pesquisam mais no computador, uma percentagem que baixa para os 51% no caso da Geração X.

O estudo indica ainda que 61% dos internautas portugueses usam os motores de busca para aceder aos meios de comunicação para ler notícias relevantes sobre a atualidade. Já 43% dos inquiridos usam os motores para terem informação sobre produtos e serviços antes de fazer compras e 39% para encontrar informação útil para tarefas do dia-a-dia, incluindo tutoriais, receitas, localizações ou meteorologia.

O Baby Boomers são a geração que mais pesquisa sobre atividades de lazer e a Geração Z é a que procura mais informação para entretenimento. A Geração X e os Millennials são as mais interessadas na temática do desempenho profissional.

Ainda neste parâmetro, o estudo detalha que as mulheres recorrem mais à pesquisa para facilitar as tarefas do seu dia-a-dia e tomar decisões de compra sobre produtos ou serviços, enquanto os homens pesquisam mais sobre informações úteis para o seu desempenho profissional e para o seu entretenimento.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.