O Facebook pode continuar a ter o maior número de utilizadores e o Instagram ganhar no índice de popularidade, mas é o TikTok que reina como a rede social onde as pessoas passam mais tempo. E a somar.

Mesmo seis anos após o seu lançamento, o TikTok domina na “guerra” dos vídeos curtos, estando a caminho de registar downloads recorde e a maior receita de compras dentro da aplicação até o momento, mas não só.

Que usa redes sociais está a dedicar quase 34 horas por mês ao TikTok, valor que representa um impressionante aumento de dez horas em relação ao ano anterior, de acordo com dados da DataReportal, citados pela OnlyAccounts.io. O TikTok é apontado como líder absoluto em tempo médio de uso mensal, num número que duplica o registado na concorrência mais direta.

Segundo a pesquisa, os utilizadores de Android em todo o mundo passaram uma média de 33 horas e 28 minutos por mês no TikTok em 2023, um aumento de dez horas em relação ao ano anterior. Além de ser a maior subida registada entre as principais plataformas sociais, duplica os valores mensais do Facebook, em segundo, e do Instagram, em terceiro.

O Facebook registou uma média de 18 horas e 50 minutos mensais, quase menos uma hora do tempo registado no ano passado. O Instagram somou em 2023 um tempo médio de uso de 15 horas e 50 minutos por mês, ou perto de quatro horas a mais comparativamente ao ano anterior.

Embora o TikTok lidere em tempo passado online, o Instagram ganha em popularidade, com quase 16% dos utilizadores a considerarem-no como a sua rede social principal, num aumento de 1,5% em relação aos últimos seis meses.

Clique nas imagens para mais detalhe

O Facebook mantém a segunda posição, com uma quota de 13%, mas a perder popularidade desde abril. Aqui o TikTok fica no terceiro lugar, com apenas 7% de preferência entre os entrevistados - embora num um aumento face aos 6,1% há seis meses.

O X (Twitter) ocupa uma posição intermediária com uma participação de 3,2%, enquanto o Snapchat é a opção menos popular, com apenas 1,3% de preferência entre os entrevistados.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.