A oferta de portes gratuitos em encomendas online resulta num aumento de 88% no valor que os consumidores gastam por encomenda, em comparação com encomendas realizadas quando os portes são cobrados pelos comerciantes, revela um estudo conduzido pelo KuantoKusta, no primeiro semestre de 2023.

Com o objetivo de perceber o impacto dos portes gratuitos nas decisões de compra dos consumidores, a análise do comparador de preços e Marketplace revela que esta diferença no valor gasto quando os portes não são pagos representa um crescimento de 8,09% em comparação com o ano passado.

O estudo revelou ainda variações significativas em diferentes categorias de produtos.Uma das mais assinaláveis é o impacto positivo dos portes gratuitos em tecnologia: os portugueses gastam, em média, mais 125,61% em encomendas de smartphones e acessórios, e mais 112,14% em produtos de imagem e som, nessas circunstâncias.

Nas categorias de lifestyle, que englobam produtos com valor unitário mais baixo e de compra recorrente, o efeito percentual dos portes gratuitos no aumento do ticket médio é ainda mais impressionante.

Nos produtos de puericultura e brinquedos, por exemplo, os consumidores gastam, em média, 129,32 euros, quando os portes são gratuitos, o que equivale a mais 337,17% do valor médio de compras em lojas e comerciantes que cobram portes de envio (29,47€).

Já em artigos de casa e decoração e de papelaria e escritório, o aumento do valor gasto quando os portes são gratuitos é de 227,56% e 226,55%, respetivamente.

Além disso, quando os portes são cobrados, em média, 7,99% do valor total da encomenda corresponde aos portes de envio e são as áreas de escritório e papelaria, cultura e lazer, e animais de estimação que apresentam a maior incidência dos portes no valor total da encomenda, com 17,95%, 16,73% e 14,55%, respetivamente.

“A oferta de portes gratuitos é cada vez mais um fator importante para convencer os consumidores, especialmente em categorias de produtos com compras recorrentes e valor unitário mais baixo”, explica Ana Rego, gestora de comunicação do KuantoKusta, citada num comunicado enviado às redações

No primeiro semestre de 2023, o KuantoKusta registou mais de 25 milhões de visitas ao site, mais de 2,5 milhões de produtos inseridos em 16 áreas diferentes e viu a faturação em marketplace crescer em 54% face ao período homologo, refere em comunicado.