A Comissão Europeia anunciou a actualização do CORDIS, o serviço de informação de pesquisa e desenvolvimento, que passará a integrar o "Research beyond 2002", que abarca notícias de ciência e previsão de tecnologia, assim como à pesquisa europeia. O serviço concentrado no site irá disponibilizar a informação relacionada com os últimos desenvolvimentos dos programas European Research Area (ERA) e do sexto programa de enquadramento de pesquisa comunitária (Sixth Framework Programme - FP6).

Este repositório de informação CORDIS fornecerá uma antevisão das iniciativas de pesquisa, cujo objectivo será a identificação das prioridades actuais de inovação e pesquisa, tendo como referência cenários de futuros desenvolvimentos no campo da ciência, economia e sociedade.

Neste site será possível encontrar uma lista de investigadores de cada estado membro envolvidos em diferentes actividades a decorrer, assim como o acesso a uma plataforma de reforço e de integração da pesquisa europeia, na área da cooperação da ciência e tecnologia, que englobará a reflexão, o debate e a definição de contornos futuros.

Os fundos de pesquisa comunitários, o planeamento de políticas, a avaliação financeira tecnológica e as diversas fases de projectos temáticos são outros dos exemplos de links à disposição dos utilizadores deste serviço.


A informação disponível no CORDIS "Research beyond 2002" facilita a cooperação de accionistas na definição de algumas estratégias e permite mantê-los actualizados com notícias e eventos relevantes. Está também planeada a integração de um fórum, que possibilitará a participação dos utilizadores, que darão a sua opinião sobre textos relevantes e sobre ciência e tecnologia, em geral.

O serviço CORDIS "Research Beyond 2002" foi reestruturado para prosseguir as principais prioridades e continuar o debate, que acompanha a preparação da última parte do sexto programa de enquadramento de pesquisa comunitária, como uma ferramenta de implementação do ERA.

A área de debate do ERA fornece informações relativas a pontos chave, como por exemplo, centros de excelência, pesquisa para concepção de novas políticas para o sector, mobilidade dos investigadores e o papel das regiões na pesquisa.

Quanto à secção de actividades do sexto programa de enquadramento de pesquisa comunitária, uma das prioridades da actual presidência espanhola da União Europeia, organiza a informação de acordo com a estrutura e prioridades temáticas do programa. Cada página engloba documentos chave, entrevistas, debates abertos e ligações relevantes. Nos sub-sites, indicadores de ciência e tecnologia dele dependentes, também pode encontrar estatísticas e informação prática sobre assuntos relevantes do futuro da pesquisa europeia.


Notícias Relacionadas:

2002-01-08 - Comissão cria rede electrónica para a área da ciência

2001-12-20 - Comissão Europeia incentiva a promoção de actividades sobre ciência

2001-09-05 - Comissão Europeia com nova política sobre Ciências da Vida e Biotecnologia

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.