O projecto, designado Libranda, foi apresentado em Madrid e destina-se a fomentar o acesso a livros digitais em castelhano e catalão, criando um acervo que reúna obras de várias editoras e faça com que estas cheguem aos distribuidores.

Trata-se de uma plataforma online a partir da qual editoras e vendedores terão como consultar, negociar as condições de venda e adquirir os livros que depois poderão colocar à disposição dos clientes, numa tentativa para minorar mais um dos problemas dos ebooks: a fraca oferta disponível.

A solução, proposta por um grupo que reúne várias e importantes editoras espanholas, foi dada a conhecer aos profissionais do sector na sede da Confederação Espanholas de Grémios e Associações de Livreiros e "é actualmente o maior catálogo de livros digitais em língua castelhana e em língua catalã a nível mundial", afirmam os responsáveis, citados pelo El Mundo.

Fontes do sector editorial terão ainda confirmado que o lançamento está previsto para Junho e que estão em negociações acordos com outras editoras, vendedores, grandes superfícies e livrarias.

Embora muitos dos detalhes avançados pelo jornal ainda não tenham sido oficialmente confirmados, tendo sido classificados como provenientes de "fonte próxima", sabe-se, para já, que entre os parceiros estão editoras como o Grupo Planeta, Grupo Santillana, Grupo Random House Mondadori, Grupo SM, Grupo Wolters Kluwer, Grup Edicions 62 e Roca Editorial.

Embora esta seja uma plataforma de B2B (Business to Business) e o acesso não se destine directamente ao consumidor final, as repercussões serão sentidas também por ele, na medida em que o Libranda pretende acabar com as dificuldades dos editores em fazerem chegar as suas obras em formato digital aos canais de venda ao público e também com as dos vendedores em encontrarem livros (normalmente dispersos pelos reduzidos catálogos de cada editora).

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.