O Facebook pode estar em vias de lançar a sua própria criptomoeda. O The Information escreve que a empresa vai estreá-la ainda durante o mês de junho e que existem planos para a colocar em linha com alguns dos principais circuitos de consumo dos utilizadores.

Já durante este primeiro mês de vida, a tecnológica pretende criar quiosques físicos onde será possível trocar dinheiro real por criptomoedas do Facebook. A gigante norte-americana está também a planear um conjunto de benefícios para os comerciantes que aceitarem esta moeda digital nos seus serviços e haverá também a opção, para colaboradores do próprio Facebook, de serem pagos em criptomoedas.

Facebook prevê lançar a sua criptomoeda em 2020
Facebook prevê lançar a sua criptomoeda em 2020
Ver artigo

O Facebook recusou comentar o rumor, após ter sido contactado pela imprensa.

A confirmar-se a aposta na criptomoeda, o Facebook enfrentará, certamente, alguma resistência por parte do mercado, uma vez que os escândalos de privacidade aos quais tem o seu nome associado impactaram fortemente a sua reputação. No entanto, é também verdade que a empresa vai recorrer a empresas externas para manter o sistema de blockchain a funcionar em pleno.

A imprensa internacional escreve que a empresa de Mark Zuckerberg vai cobrar 10 milhões de dólares pela licença de exploração da moeda, o que inclui armazenamento e distribuição. Adicionalmente, a moeda será sustentada por dinheiro real, de forma a que se mantenha estável e não oscilante, como acontece com a Bitcoin, por exemplo.